
GASTRONOMIA
Comidas típicas de Alagoas são as iguarias de origem indígena e africana, como tapioca, cuscuz de milho, massa puba, arroz doce, batata doce, inhame e macaxeira com carne de sol, beiju, grude de goma, pé de moleque, munguzá, canjica e pamonha costumam ser servidas nos cafés da manhã e da noite.
Também das lagoas e manguezais são os guaiamuns, o caranguejo uçá e suas deliciosas patinhas servidas como tira-gosto. Agulha frita, Siri do Pilar, Casquinha de Siri de Coral, Siri Capado, polvo, lagosta e ostra. Taioba e maçunim são moluscos deliciosos, apanhados com facilidade na coroa de areias.
Mas, o mais alagoano dos pratos é mesmo o Sururu. Sua mais tradicional forma de preparo é o Sururu de Capote, servido na casca. Lavado em muitas águas, é levado ao fogo, onde junta seu próprio caldo, rico em fosfato. Come-se com Pirão coberto. Há ainda o Sururu ensopado e a Fritada de Sururu.




As frutas são: manga, jaca, mangaba, abacaxi, banana e pitanga, sapoti, pinha, graviola, caju, cajá, acerola e etc… A maioria são transformadas em sucos, sorvetes e doces, caldo-de-cana, água de coco, coquetel de abacaxi e batidas de frutas tropicais.